Avaliação de Desempenho: a percepção e a ação no exercício profissional

Apresentação

Objetivos

Clientela
As mudanças que estão ocorrendo em grande velocidade nas instituições nos métodos de avaliação de desempenho requerem um suporte ao uso e análise dos indicadores, que demandam pela descoberta de procedimentos e maneiras que minimizem os equívocos e disfunções dos tradicionais métodos de avaliação e que requerem preparo adequado dos quadros de avaliadores envolvidos no processo.
O presente Curso: Avaliando Desempenho segue essa evolução e apresenta novas propostas que buscam incorporar conceitos modernos, valorização e crescimento do ser humano. Tem o propósito de realizar uma revisão sobre o sistema tradicional e apresentar a evolução desse sistema na contemporaneidade com propostas futuras que reflitam as transformações atuais.

Envolve aspectos relacionados com o conceito e a importância de avaliar o desempenho humano; simulando, exercitando, conduzir a avaliação na forma de dar e receber feedback.

Convênios

Geral
Preparar o participante em técnicas de implementação de programa de avaliação de desempenho, analisando as principais disfunções e discutindo caminhos alternativos para viabilização de um modelo adequado às necessidades da instituição.
 
Pessoas que necessitam conhecer sistemas de avaliação de desempenho e que desejam se preparar para atuarem de forma mais generalista, como analista de recursos humanos, consultores internos.
 
Específico
1) Introduzir o conceito de desempenho e de avaliar desempenho.
2) Analisar e discutir a filosofia e a finalidade de um programa de AD
3) Reconhecer as causas de insucesso da avaliação de desempenho.
4) Analisar modelos alternativos de avaliação de desempenho.
5) Analisar o modelo vigente de avaliação de desempenho da instituição.
6) Discutir e propor caminhos alternativos.
Metodologia
A abordagem abrange processos como: exposição dialogada; trabalhos de grupos para análise e discussões das causas de insucesso na implementação de programas de AD, análise de casos, bem como discussão de um modelo alternativo e forma de atuação na volta ao trabalho.
Os recursos contemplados são: data show, retroprojetor, transparências, flip-chart, pincéis atômicos e material de leitura a ser discutido.
Incrição
Facilitador
ANTÔNIO CARRILHO FARIAS Bacharel em Administração de Empresas e Especialista em Administração de Desenvolvimento de Recursos Humanos, pela UFBA. Mestra em Administración de Empresas y Comercio Internacional, pela Universidad de Extremadura, Espanha. Consultor Empresarial e Prof. de Administração.
Data: 21/10 a 12/11/2002
Realização: 18 a 22/11/2002
Horário: Segunda-feira de 13:30 às 17:30
Terça a Sexta-feira de 08:00 às 12:00
Local: ISP/UFBA
Carga Horária : 24 horas
04 horas de acompanhamento pós-curso
Conteúdo Programático
Organização
Núcleo de Desenvolvimento de Talentos Humanos - NDTH/ISP/UFBA
Telefax: (0_71) 237-1018/1019
E-mail: procap@ufba.br
 
1. ENTENDENDO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
4. CAMINHOS ALTERNATIVOS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
O significado de desempenho. Que opções poderão reduzir o conflito?
O que é e para que serve a avaliação de desempenho: sua importância. Avaliação 360°: para onde vamos?
Avaliação de desmpenho como subsistema da Administração de RH.
5. ESTUDOS DE CASO
Apresentação de um case UFBA;
2. ALGUNS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Outras experiências de avaliação de desempenho;
Tradicionais, por resultados e novas tendências. Oficina: construção de um modelo adequado de AD para UFBA.
3. DISFUNÇÕES DA AVALIAÇÃO 6. PROCESSOS DE IMPLANTAÇÃO DA AD: PRINCIPAIS ETAPAS
Causas principais do insucesso da avaliação; 7. A VOLTA AO TRABALHO
Condicionamento e consequências da avaliação condicional; Orientação para elaboração de um plano de volta ao trabalho;
Algumas disfunções da percepção do avaliador. Discussão das dificuldades e formas de superá-las.