Avaliação
de Desempenho: a
percepção e a ação no exercício
profissional
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Apresentação
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Objetivos
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Clientela |
As
mudanças que estão ocorrendo em grande velocidade nas instituições
nos métodos de avaliação de desempenho requerem um suporte ao uso
e análise dos indicadores, que demandam pela descoberta de procedimentos
e maneiras que minimizem os equívocos e disfunções dos tradicionais
métodos de avaliação e que requerem preparo adequado dos quadros
de avaliadores envolvidos no processo.
O
presente Curso: Avaliando Desempenho segue essa evolução e apresenta
novas propostas que buscam incorporar conceitos modernos, valorização
e crescimento do ser humano. Tem o propósito de realizar uma revisão
sobre o sistema tradicional e apresentar a evolução desse sistema
na contemporaneidade com propostas futuras que reflitam as transformações
atuais.
Envolve aspectos
relacionados com o conceito e a importância de avaliar o desempenho
humano; simulando, exercitando, conduzir a avaliação na forma
de dar e receber feedback.
Convênios
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Geral
Preparar
o participante em técnicas de implementação de programa de avaliação
de desempenho, analisando as principais disfunções e discutindo
caminhos alternativos para viabilização de um modelo adequado às
necessidades da instituição.
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Pessoas que necessitam conhecer sistemas de avaliação
de desempenho e que desejam se preparar para atuarem de forma mais
generalista, como analista de recursos humanos, consultores internos. |
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Específico
1)
Introduzir o conceito de desempenho e de avaliar desempenho.
2)
Analisar e discutir a filosofia e a finalidade de um programa de
AD
3)
Reconhecer as causas de insucesso da avaliação de desempenho.
4)
Analisar modelos alternativos de avaliação de desempenho.
5)
Analisar o modelo vigente de avaliação de desempenho da instituição.
6)
Discutir e propor caminhos alternativos.
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Metodologia |
A
abordagem abrange processos como: exposição dialogada;
trabalhos de grupos para análise e discussões das
causas de insucesso na implementação de programas
de AD, análise de casos, bem como discussão de um
modelo alternativo e forma de atuação na volta ao
trabalho.
Os
recursos contemplados são: data show, retroprojetor, transparências,
flip-chart, pincéis atômicos e material de leitura
a ser discutido.
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Incrição |
Facilitador |
ANTÔNIO
CARRILHO FARIAS Bacharel em Administração
de Empresas e Especialista em Administração de Desenvolvimento
de Recursos Humanos, pela UFBA. Mestra em Administración
de Empresas y Comercio Internacional, pela Universidad de Extremadura,
Espanha. Consultor Empresarial e Prof. de Administração.
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Data:
21/10 a 12/11/2002
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Realização:
18 a 22/11/2002
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Horário:
Segunda-feira de 13:30 às 17:30
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Terça
a Sexta-feira de 08:00 às 12:00
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Local:
ISP/UFBA
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Carga
Horária : 24 horas
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04
horas de acompanhamento pós-curso
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Conteúdo Programático
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Organização
Núcleo
de Desenvolvimento de Talentos Humanos - NDTH/ISP/UFBA
Telefax:
(0_71) 237-1018/1019
E-mail:
procap@ufba.br
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1.
ENTENDENDO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO |
4.
CAMINHOS ALTERNATIVOS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
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O significado de desempenho. |
Que opções poderão reduzir o conflito? |
O que é e para que serve a avaliação de desempenho:
sua importância. |
Avaliação 360°: para onde vamos? |
Avaliação de desmpenho como subsistema da Administração
de RH.
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5.
ESTUDOS DE CASO |
Apresentação de um case UFBA; |
2.
ALGUNS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO |
Outras experiências de avaliação de desempenho;
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Tradicionais, por resultados e novas tendências. |
Oficina: construção de um modelo adequado de AD para
UFBA. |
3.
DISFUNÇÕES DA AVALIAÇÃO |
6.
PROCESSOS DE IMPLANTAÇÃO DA AD: PRINCIPAIS ETAPAS |
Causas principais do insucesso da avaliação; |
7.
A VOLTA AO TRABALHO |
Condicionamento e consequências da avaliação condicional; |
Orientação para elaboração de um plano
de volta ao trabalho; |
Algumas disfunções da percepção do avaliador. |
Discussão das dificuldades e formas de superá-las. |